Se você é publicitário, se sabe bem como são aqueles prazos loucos que nos dão para trabalhar, responda com sinceridade: nessa loucura do seu dia-a-dia, o produtor gráfico não torna sua vida mais fácil?

Não é por ser produtora gráfica, porque também sou atendimento, mas no final das contas, a corda sempre estoura do lado do…. isso mesmo: produtor gráfico. Geralmente, quando falta um dia para estourar a entrega do material, passam tudo para o produtor gráfico dar um jeitinho.

Ele corre na gráfica e dá uma choradinha no prazo de entrega, ele arruma papel que não tem em estoque, sai para acompanhar instalação de banner no meio da noite, fica com os arte-finalistas até o último anúncio ser passado para o FTP do jornal, e por aí vai. Sem contar que, no dia seguinte, não pode chegar tarde na agência, porque tem tanta coisa rolando que o celular começa a tocar cedo, muito cedo.

A questão é que você escolhe ser publicitário mas não escolhe ser produtor gráfico. A produção gráfica escolhe você. Para começar, tem que gostar dessa correria insana e saber mandar. E fazer isso com um sorrisinho no rosto.

E tem que saber fazer bons amigos no mercado gráfico em geral, seja em bureau de fotolito, em gráficas, em empresas de sinalização, fornecedores de brindes etc. Estou falando daquela amizade que faz com que um amigo do setor quebre um galho para você, e não para a agência que você trabalha.

E não podemos esquecer de falar das produtoras gráficas, as mães em horário integral que, como as mães-atendimento, as mães-diretoras de arte e as mães-mídias, se dividem entre os filhos e a agência, a reunião na escola, o médico de última hora, a empregada que faltou ao serviço, os deveres de casa e os infinitos contratempos que toda dona-de-casa tem.

Publicitários em geral: batam palmas para essas mulheres, por que não é fácil conciliar tudo isso com os horários malucos impostos por esta profissão.

Mas o que nos mantêm nesta loucura? O que nos dá prazer nesta profissão?

Cada caso é um caso, mas saber que você é capaz de ir contra todas as previsões assustadoras de que o trabalho iria ficar horrível e não daria tempo de entregar no prazo, nos traz uma satisfaçãozinha lá no fundo do seu ego que diz: Yes!!!!.

E, claro, como a produção é a reta final do trabalho de toda uma equipe que trabalhou unida e passou noites em claro unida, ver o contentamento do trabalho bem feito é ou não é muito bom? Só resta dizer aos novos produtores gráficos, que serão abocanhados pelo mercado, que estão saindo das faculdades ou simplesmente entrando na área que, não se iludam, vocês não vão aprender tudo o que precisam em um ano, nem em dois ou três. Ninguém será melhor para ensinar o que é preciso do que o fornecedor que você escolheu. Lembre-se sempre que ele sabe muito mais que você e que é seu aliado.

E pode até virar seu amigo.

Fonte: Sinaprodf

About arianepadilha.com

Adoro produção gráfica, nasci brincando em gráfica e descidi compartilhar essas coisas, existem tantas coisas tontas que mostram a vida de todo mundo, e porque não mostrar meus gostos?

3 responses »

  1. I would like to thanks for your efforts you may have designed in composing this informative article. I am going for your very same finest do the job from you in the future also. In reality your fanciful creating skills has prompted me to get started on my own website now. Really the running a blog is spreading its wings quickly. Your publish up is often a very good example of it.

  2. This page appears to get a good ammount of visitors. How do you advertise it?

  3. Hi I came across this web site by mistake after i was searching yahoo due to this issue, I need to say your internet site is really helpful I additionally

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s