Os esforços empregues para obter de um texto impresso a maior legibilidade possível têm que incidir sobre a micro-tipografia (desenho das letras e dos detalhes das letras) e sobre a macro-tipografia (composição de palavras, linhas, colunas e páginas, justificação, tamanhos, hierarquia de conteúdos, etc.).

Existem múltiplas variáveis que influenciam a legibilidade, pelo que resulta difícil determinar um conjunto de regras de rápida e segura aplicação. No entanto, não é difícil estabelecer e fixar algumas linhas mestras que nos ajudem a compor com alguma segurança texto legível.

Existe um amplo consenso entre investigadores e publicistas sobre o facto que a legibilidade dos diferentes tipos está sempre fortemente influenciada pela maqueta eleita para a composição e para a paginação.

Parâmetros como o tamanho da página, a cor, a textura e o brilho do papel, a mancha gráfica, o número de colunas, os espaços, afectam a leitura do texto tão fortemente como as características micro-tipográficas dos tipos.

É tão fácil compor uma página utilizando um tipo com boa legibilidade (como, por exemplo, uma romana como a Garamond), como é fácil, usando o mesmo tipo, criar uma página que apresente sérias dificuldades para o leitor.

Parâmetros como a largura das colunas, o tamanho do tipo e os espaços entre as letras, palavras e linhas, têm enorme peso na legibilidade de um livro, de uma brochura, de uma revista ou de um prospecto.

Portanto, a disposição da página (a macro-tipografia) é um factor de primeira ordem. Será discutido mais adiante. Vejamos primeiro quais as variáveis micro-tipográficas que afectam a legibilidade – particularmente aquelas que estão sob o controle de um paginador usando ferramentas adequadas, como, por exemplo, InDesign da Adobe.

Leia mais: tipografos.net

About arianepadilha.com

Adoro produção gráfica, nasci brincando em gráfica e descidi compartilhar essas coisas, existem tantas coisas tontas que mostram a vida de todo mundo, e porque não mostrar meus gostos?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s