Quem olha o infográfico da matéria sobre a turnê do Cirque du Soleil pelo Brasil, na edição 487 de Época, não imagina a estratégia que os infografistas Marco Vergotti, Nilson Cardoso e Gerson Mora tiveram que montar para concebê-lo quase em tempo recorde. Apesar da idéia de se fazer a arte estivesse presente desde o início da semana, todas as informações necessárias só puderam ser disponilizadas pelo repórter na quinta -feira, ao meio-dia. Com isso, tinham apenas 14 horas até o fechamento de lay-out, previsto para a 2:00 hs. da madrugada de quinta para sexta.

Aqui vai uma amostra de como se dá o processo de elaboração de um infográfico como esse:

  • O rafe: Depois de discutir idéias com o diretor de arte, analisar todas as possíveis referências, Marco, Nilson e Gerson chegam ao primeiro rafe, que nada mais é que um emaranhado de rabiscos para estudo de composição.

  • A conceptart: Usando o rafe aprovado como guia, o ilustrador Nilson cria, no Photoshop, uma conceptart do desenho principal. Nessa etapa já se pode ter uma noção de cores e peso dos elementos, assim como o melhor ângulo da arte para apresentar todas as informações.

  • A diagramação: Ao mesmo tempo, o chefe da infografia Marco Vergotti já começa a selecionar as melhores imagens que vão servir de apoio para a ilustração. No software InDesign ele junta isso ao conceptart finalizado e tem uma idéia mais clara de como o infográfico vai ficar.

  • A modelagem em 3D: Enquanto o Marco Vergotti refina a diagramação e passa a cuidar de outros tantos infográficos que também estarão na revista, Gerson Mora e Nilson Cardoso passam a modelar a ilustração principal em 3D no programa 3D StudioMax.

  • O acabamento: A imagem em 3D pronta e devidamente aprovada é levada ao Photoshop pelo Nilson que aplica técnicas de ilustração convencional para deixar o desenho com uma aparência mais artística.

  • O resultado final: Com o desenho finalizado e os textos corretos já aplicados, Marco Vergotti passa a dar os últimos toques na diagramação do infográfico. Nesse momento são definidas a melhor disposição para os textos e suas cores, bem como alguns detalhes de acabamento gráfico. Pronto! O infográfico é terminado e – o melhor – dentro do prazo.

Leia mais em colunas.epoca.globo.com

About arianepadilha.com

Adoro produção gráfica, nasci brincando em gráfica e descidi compartilhar essas coisas, existem tantas coisas tontas que mostram a vida de todo mundo, e porque não mostrar meus gostos?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s