Para entendermos as cores é necessário que conheçamos o fenômeno da luz, que é o maior responsável pelas nossas sensações cromáticas. A luz é uma onda eletromagnética e, assim sendo, possui freqüências e comprimentos variados. Inicialmente acreditava-se que nossa visão se dava pela incidência da luz sobre nossos olhos, permitindo a visualização de superfícies, quando na verdade hoje sabe-se que a luz incide sobre uma superfície e este a reflete nos olhos do observador.

A luz branca, como a do sol, é a totalidade dessas ondas visíveis, e todas as cores que conhecemos estão contidas nela. Cada comprimento de onda da luz branca na faixa de 400 até 700 nanômetros é responsável por uma cor distinta, apresentando as seguintes variações: vermelho, laranja, amarelo, verde, ciano, azul e violeta. A esse conjunto de sete cores visíveis conseguidas pela decomposição da luz branca damos o nome de espectro de luz visível.

Toda superfície tem a propriedade de absorver e refletir determinados comprimentos de onda conforme sua estrutura fisicoquímica. As ondas que não são filtradas chegam a nossos olhos criando a sensação de cor. Portanto, as superfícies não possuem qualquer tipo de cor própria. Uma folha de cartão terá a cor verde se ele absorver todas as outras frequências de cores, refletindo apenas as ondas correspondentes ao verde.

Tendemos a pressupor que os objetos possuem uma cor natural, própria e imutável, mas isso não é verdade. Dependendo do tipo de luz que incide em um objeto, este pode assumir as mais variadas tonalidades. Se iluminarmos uma folha de papel branco com uma lâmpada amarela, os dois terão a mesma cor, porém nossa percepção tende a ignorar este fato e continua a entendê-la como branca.

Leia mais em http://www.fotografarvenderviajar.com

About arianepadilha.com

Adoro produção gráfica, nasci brincando em gráfica e descidi compartilhar essas coisas, existem tantas coisas tontas que mostram a vida de todo mundo, e porque não mostrar meus gostos?

One response »

  1. dinho diz:

    muito legal esse seu blog, onde posso conseguir mais sobre assunto relacionados á produção gráfica?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s