Poeta, ensaísta, pintor, escultor e arquiteto, o alemão Kurt Schwitters (1887-1948) nunca se encaixou nas classificações convencionais. Ele podia ter vivido sem se importar com rótulos, mas preferiu anunciar seu próprio movimento.

Experimentou de tudo, até chegar às colagens. Criadas com coisas retiradas do lixo, essas obras passaram a ser o ponto central de sua vida e sua arte, à qual deu o estranho nome de MERZ. A expressão surgiu ao acaso, de uma tela com a sílaba recortada de um anúncio do Commerzbank (Banco do Comércio), e logo dominou o universo de seu idealizador. A ponto de, a partir de 1927, ele mesmo se apresentar como “Senhor Merz” e construir sua casa merz. Com 127 obras, a mostra na Pinacoteca do Estado mapeia esse legado feito com materiais tanto díspares quanto precários. Vindo do Museu Sprengel e da Fundação Kurt e Ernst Schwitters, ambos em Hannover, o conjunto resume bem as aspirações desse que foi um dos nomes fundamentais para a vanguarda do início do século XX.

Leia mais em vejasaopaulo.abril.com.br

Veja alguns dos seus trabalhos

About arianepadilha.com

Adoro produção gráfica, nasci brincando em gráfica e descidi compartilhar essas coisas, existem tantas coisas tontas que mostram a vida de todo mundo, e porque não mostrar meus gostos?

2 responses »

  1. natalia diz:

    oi querida!

    gostei do seu blog.
    e tambem deste ultimo post…

    um beijo!

  2. Alex diz:

    Oiii! Gostei muito do seu blog em especial este post. Tenho uma dúvida pois queria saber os nomes das obras, principalmente a do “mickey” e a dos “gatinhos”. obrigado

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s