Design gráfico segundo designers


“Design industrial é uma atividade criativa cujo objetivo é determinar as propriedades formais dos objetos produzidos industrialmente. por formais não se deve entender apenas características exteriores mas, sobretudo, as relações estruturais e funcionais que fazem de um objeto (ou de um sistema de objeto) uma unidade coerente tanto do ponto de vista do produtor quanto do consumidor. O design industrial abrange todos os aspectos do ambiente humano condicionado pela produção industrial.”
— ICSID (Conselho Internacional de Desenho Industrial)

“O desenhista industrial é o profissional que participa de projetos de produtos industriais, atuando nas fases de definição de necessidades, concepção e desenvolvimento do projeto, objetivando a adequação destes às necessidades do usuário e às possibilidades de produção.”
— Abramovitz

“Designer é uma pessoa voltada pra a comunicação e a produção de objetos como livros, revistas e espaços, como praças relacionados com o elemento humano.”
— Alexandre Wollner

“O design industrial é uma atividade criativa cujo objetivo é determinar as qualidades formais dos objetos produzidos pela indústria. Por qualidades formais entende-se não somente suas características externas, mas principalmente aquelas relações funcionais e estruturais que convertem um sistema em uma unidade coerente, seja do ponto de vista do produtor, seja do ponto de vista do usuário.”
— Thomas Maldonado

“Eu conheci o design quando ainda era um sonho. Reconhecido apenas pela frivolidade estática nos anos passados, o design é hoje reconhecido como um elemento básico de produção industrial, utilizado inclusive como moeda na exportação nacional”.
— José Midlin

“Design gráfico é a capacidade de criar algo enxuto a partir de várias considerações e habilidade para tirar o excedente e filtrar o essencial, alcançando a satisfação quando consegue traduzir o desejo do cliente e atingir interação completa com o receptor.”
— Ikko Tanaka

“Design é um modo holístico de solução de problemas.”
— Eduardo Barroso

O que é design

Design é uma palavra em inglês, cuja é designare, em latim, e de signum (marca, sinal) significando desenvolver, conceber. O termo surgiu no século XVIII, na Inglaterra, como tradução do termo italiano disegno, mas somente com o progresso da produção industrial e com a criação das Schools of Design, é que esta expressão passou a caracterizar uma atividade específica no processo de desenvolvimento de produtos.

Quando se passa a usar o termo Design supõe que o planejamento de produtos para diferentes indústrias. E deve se identificar cada tipo de planejamento identificado pela indústria afim: design industrial para o projeto de produtos; design gráfico para o projeto de produtos gráficos.

Além de um planejamento de produtos, o design deve buscar a melhoria dos aspectos funcionais, ergonômicos e visuais dos produtos, de modo a atender às necessidades do consumidor, melhorando o conforto, a segurança e a satisfação dos usuários. O design é uma ferramenta que permite adicionar valor aos produtos industrializados, levando-a conquistas de novos mercados.

O ICOGRADA (Internacional Council of Graphic Design), em seu comitê para a Educação em Design Gráfico para a América Latina, considerou design gráfico e comunicação visual como sinônimos.

O design gráfico é um processo técnico e criativo que utiliza imagens e textos para comunicar mensagens, idéias e conceitos. Batizado e amadurecido no século 20, é hoje a atividade projetual mais disseminada no planeta. Com objetivos comerciais ou de fundo social, o design gráfico é utilizado para informar, identificar, sinalizar, organizar, estimular, persuadir e entreter, resultando na melhoria da qualidade de vida das pessoas.

O trabalho dos designers gráficos está inserido no cotidiano da sociedade através de posters, logotipos, embalagens, livros, jornais, revistas, placas e sistemas de sinalização, camisetas, aberturas e vinhetas de cinema e televisão, websites, softwares, jogos, sistemas de identidade visual de empresas, produtos e eventos, exposições, anúncios etc. – ADG

About arianepadilha.com

Adoro produção gráfica, nasci brincando em gráfica e descidi compartilhar essas coisas, existem tantas coisas tontas que mostram a vida de todo mundo, e porque não mostrar meus gostos?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s