Desde o dia 16 de julho de 2009, os morrinhos do Pão de Açúcar chegaram com uma nova identidade visual. A estréia da nova logomarca foi fruto de profundos estudos e reflete o processo contínuo de inovação e contemporaneidade da marca.

“Em sessenta anos de história esta é a sexta vez que mudamos a logomarca da rede Pão de Açúcar. Essa atitude mostra nosso compromisso com as mudanças e tendências de comportamento e as adequações que temos que fazer ao longo dos anos para melhor atender e responder as mudanças e expectativas dos nossos consumidores”, afirma José Roberto Tambasco, Vice Presidente Executivo do Grupo Pão de Açúcar. “A nova logomarca traduz essa atitude da marca cuja vocação é a inovação”, completa o executivo.

Desenvolvida pela FutureBrand, a nova logomarca do Pão de Açúcar se apresenta em formas orgânicas, maior transparência e luminosidade, que remete ao frescor dos produtos, ao formato mais arredondado que confere calor humano, ao uso de um traço contínuo, inspirado na imagem do infinito, e uma cor única, o verde. “Os nossos morrinhos estão mais leves e joviais e reforçam os valores do Pão de Açúcar, como confiança e qualidade”, completa Tambasco ao se referir a algumas das características apontadas pelo grupo de pesquisa durante o processo de desenvolvimento e definição da nova identidade visual da rede.

A mudança teve como ponto de partida o consumidor. Para entender quais as suas expectativas em relação à marca foram envolvidos vários institutos de pesquisa (IBOPE, Research International, FutureBrand BC&H e PA Publicidade) que se utilizaram do branding experience, para analisar a forma com que o consumidor se relaciona com a marca.

A nova identidade visual resulta de várias opções apresentadas aos públicos participantes das pesquisas e atende a dois critérios considerados chave no processo de decisão: a representação da evolução sem romper totalmente com a “identidade” da logomarca atual, tendo em vista sua força confirmada em pesquisa com os diversos segmentos; aderência entre os diversos segmentos pesquisados com o objetivo de manter o target mais maduro (acima de 35 anos) e ser referencial para o público mais jovem.

“O diagnóstico teve início há dois anos. Com base nos primeiros resultados, intensificamos os estudos e propostas, com pesquisas qualitativas, quantitativas e análise semiótica da marca em várias cidades brasileiras”, explica Fabiano Ferreira, diretor de marketing do Grupo.

A rede investiu R$ 3,3 milhões em estudos e desenvolvimento, incluindo: pesquisas, alteração da logo nas fachadas, troca dos materiais nas lojas e campanha nova. Os levantamentos, feitos nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza, incluíram pessoas de 16 a 65 anos das classes AB, de diversos perfis comportamentais segmentados entre os freqüentadores das lojas Pão de Açúcar, incluindo fãs da marca e trend setters (formadores de opinião, clientes ou não da bandeira com perfil sócio-cultural diferenciado, classificado através de hábitos e atitudes).

Como exemplo dos resultados observados a partir dos estudos, a nova programação visual decorre da necessidade de associar as marcas a uma visão mais holística e integrada, conforme identificado nas pesquisas. Os morrinhos são apresentados de forma estilizada e num processo de intersecção entre o menor, que representa o ser individual, e o maior, o coletivo. Esse movimento permite retratar o envolvimento e a ação do Pão de Açúcar em ações relacionadas às práticas de responsabilidade socioambiental, nas esferas de consumo consciente, qualidade de vida e relacionamento com a comunidade.

“Durante os últimos dois anos temos perguntado aos nossos clientes sobre felicidade e a resposta que eles nos deram é que não é possível ser feliz sozinho. A felicidade está relacionada à forma como nos relacionamos com o mundo e os nossos ícones interligados representam esse movimento de interação”, destaca Tambasco.

Evolução da marca

www.futurebrand.com

Fonte: www.grupopaodeacucar.com.br

About arianepadilha.com

Adoro produção gráfica, nasci brincando em gráfica e descidi compartilhar essas coisas, existem tantas coisas tontas que mostram a vida de todo mundo, e porque não mostrar meus gostos?

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