Temos na impressão gráfica a 4 cores uma ilusão de ótica das suas composições, que possibilita a visualização da imagem e a comosição de cores. Para que esse efeito ocorra não podemos ter as cores com a mesma inclinação, senão teriamos uma cor sobre a outra. Para resolver este problema, as cores trabalham com uma inclinação de retículas, o que possibilita o seu bom resultado.

Neste caso cada cor trabalha com uma inclinação:

Cyan 15º – Magenta 75º – Yellow 90º – Black 45º


Com a inclinação das retículas, os fotolitos apresentam um resultado que chamamos de roséceas, a esse efeito damos o nome de MOIRÊ, um tipo de efeito minimizado que não pode ser visto a olho nu, somente podemos observá-lo com um CONTA-FIO (aparelho utilizado para a análise de cromos, fotolitos e provas).

Devemos tomar muito cuidado quando escaneamos materias impressos, que contenham inclinação de retículas, porque o scanner sempre vai intensificar esse efeito, normalmente danificando a foto, causando um efeito gráfico visível chamado de moirê.

Resolução e Lineaturas

A resolução de uma foto está ligada à quantidade de DPI (Dots Per Inch) ou pontos por polegada que possui determinada foto.

Já a lineatura se refere à qualidade da imagem, e está ligada ao tipo de impressão qe vamos fazer de determinado material.

Resolução

Quando escaneamos um original, o fazemos com uma resolução de acordo com um tipo de mídia qye vamos utilizar. Quando maior for a quantidade de DPI, maior será o tamanho do arquivo.

Para layout ou internet vamos utilizar 72 dpi; já para utilização em mídia impressa, vamos utilizar 300 dpis.

Um fator importante é que quando fazemos o escaneamento um original, sempre devemos saber qual será o seu tamanho utilizado posteriormente na arte final digital (para a mídia impressa), pois, depois de escaneando, o original não pode ser ampliado, mas se for necessário aconselhamos ampliar até 20%.

Lineatura

A lineatura é responsável pela qualidade da imagem, e a sua variação ocorre de acordo com o tipo de papel ou tipo de impressão, chamamos de lpi (lines per inch ou linhas por polegadas) ou então lpc (linhas por centímetro).

1 lpc é igual a 2,54 lpi

O padrão de gráfica é de 150 lpi a 175 lpi.

Para termos uma idéia, a lineatura vai trabalhar diretamente com o tamanho do ponto que temos na impressão. Quando menor for a lineatura, maior será o ponto. Para as impressões em offset, quando utilizamos um papel com pouca porosidade (por exemplo papel couchê), trabalhamos com uma lineatura de 200 lpi – linhas por polegada.

Quando fizermos a impressão em papéis com mais porosidade, trabalharemos uma lineatura menor (por exemplo papel jornal), caso contrário a tinta vai penetrar no papel, os pontos vão se expandir e um ponto de retícula vai encostar no outro, (ocorrendo o que chamamos de: ganho de ponto) danificando a impressão. Nesse caso deveremos ter a lineatura variada de 80 a 120 lpi.

Fonte: Pancrom

About arianepadilha.com

Adoro produção gráfica, nasci brincando em gráfica e descidi compartilhar essas coisas, existem tantas coisas tontas que mostram a vida de todo mundo, e porque não mostrar meus gostos?

One response »

  1. ÓSCAR RAMOS diz:

    por um período de mais ou menos 4 anos, como artista plástico, reproduzi imagens reticuladas como publicadas em jornais (JB e CORREIO DA MANHÃ) com as retículas feitas a mão, por mim mesmo. Muito aprendi examinando aquelas fotos com a ajuda de uma lente de relojoeiro. Hoje, muitos anos depois, estou escrevendo um livro onde conto essa minha experiência e tudo que sozinho descobrí sobre a retícula com a minha lente. Foi uma grata surpresa encontrar aqui essas informações sobretudo porque algumas de suas definições, encontrei-as eu mesmo em minhas experiências. Muito Gratp. Óscar Ramos;

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s