• Quando visualizamos um trabalho no monitor do computador vemos em RGB (Red, Green e Blue), e quando este trabalho é impresso usamos tinta pigmento, por isso, sempre necessitamos de uma prova de cor para visualização e aprovação antes da impressão.
  • Ao utilizar fotos com sangria em elementos gráficos, deixe 5mm excedendo as marcas de corte.
  • Todo o trabalho impresso em couché fosco deve receber a impressão de um “primer”, pequena camada de verniz. Procedimento que facilita o manuseio no acabamento e reduz a possibilidade de decalque.
  • Trabalhos impressos com cores metálicas também devem receber aplicação de verniz “primer”.
  • Deve-se evitar os textos e fios muito finos combinados a cores, também grandes áreas para se chegar em um tom Pantone ou qualquer outra cor. Neste caso o ideal é que se faças uma cor especial.
  • Conforme o tipo de acabamento que escolhemos para o nosso trabalho é importante ficar atentos desde o momento da pré-impressão, para evitar “surpresas de última hora” no momento da finalização.
  • Todo o trabalho grampeado, ou que tenha caderno com mais de 8 páginas em papel acima de 150 g/m², deve ter uma compesação de dentro (página central) para fora (até a capa), considerando-se a espessura do trabalho. O ideal é que se faça um boneco no formato e no papel em que vamos imprimir o trabalho, para definir com precisão as compesações.
  • Todos os cadernos com lombada quadrada, sem costura, com fresa e colagem “hot melt”, deverão ter no centro das lâminas uma abertura de 6 mm, que após dobrados terão 3 mm para serem fresados. Esse espaço deverá ser considerado no imposicionamento da montagem. Caso sejam fornecidos filmes pelo cliente sem este desconto, o mesmo deverá ser cortado ao meio, e uma nova montagem deve ser feita com esta abertura.
  • Trabalhos que tenham impressão de verniz UV ou tinta e vão ser colados, deverão ter reserva para a colagem. Exemplo: capas de livros, abas de caixas, envelopes, pastas, embalagens etc…
  • As provas tiradas em Cromalim ou provas digitais (Kodak Approval) são indicadas e muito utilizadas para o acompanhamento de impressões, porém é preciso saber que quando trabalhamos com papéis sem brilho o resultado em máquina fica diferente da prova, devido a absorção da luz e pouca reflectância deste tipo de suporte, alterando a cor. Para este caso ou papéis especiais, recomanda-se que seja tirada uma prova de prelo no próprio papel.
  • Quando o trabalho exigir um tratamento especial na impressão e/ou no acabamento, é importante que haja uma troca de informações entre o cliente e a gráfica, antes do início do trabalho, para que se possa utilizar todos os recursos disponíveis, e ocorra um planejamento elaborado no departamento de engenharia da gráfica.
  • Nos trabalhos com lombada quadrada (revistas, relatórios, catálogos, livros, etc.), que tenham limite de impressão, centralização na lombada ou na frente da capa, deve-se fazer o imposicionamento somente após ter um boneco feito no mesmo papel que será executado o trabalho e no formato de referência, usando-se algumas folhas já impressas no miolo, para um cálculo mais preciso do tamanho da lombada e outras medidas.
  • Para áreas grandes pretas (acima de 10×10 cm), sempre utilize um preto calçado: (Preto) K 100% + (Cyan) C 40%.
  • Quando enviar o trabalho para a gráfica, certifique-se de que as pessoas envolvidas com a execução do trabalho (recepção, vendedor, ou ordem de serviço) tenham o seu telefone (celular, residencial, comercial etc…) para uma eventual emergência.

Fonte: Pancrom – Escola de Tecnologia Gráfica

About arianepadilha.com

Adoro produção gráfica, nasci brincando em gráfica e descidi compartilhar essas coisas, existem tantas coisas tontas que mostram a vida de todo mundo, e porque não mostrar meus gostos?

Uma resposta »

  1. Daniel Correia diz:

    Oi Ariane,
    Eu também estou a acabar o meu curso de Designer Gráfico e estou a realizar o meu projecto de final de curso.
    Se possivel agradecia se me podesses dar uma ajuda.
    Já te adicionei no msn.
    Obrigada.
    danielf.acorreia@clix.pt

  2. Gilson diz:

    ola, Ariane
    sou encarregado de produçâo na yangraf e adorei sua página. Obrigado.
    mando meu Email da gráfica em particular.

    gilson.al@uol.com.br

Deixe um comentário