- Quando visualizamos um trabalho no monitor do computador vemos em RGB (Red, Green e Blue), e quando este trabalho é impresso usamos tinta pigmento, por isso, sempre necessitamos de uma prova de cor para visualização e aprovação antes da impressão.
- Ao utilizar fotos com sangria em elementos gráficos, deixe 5mm excedendo as marcas de corte.
- Todo o trabalho impresso em couché fosco deve receber a impressão de um “primer”, pequena camada de verniz. Procedimento que facilita o manuseio no acabamento e reduz a possibilidade de decalque.
- Trabalhos impressos com cores metálicas também devem receber aplicação de verniz “primer”.
- Deve-se evitar os textos e fios muito finos combinados a cores, também grandes áreas para se chegar em um tom Pantone ou qualquer outra cor. Neste caso o ideal é que se faças uma cor especial.
- Conforme o tipo de acabamento que escolhemos para o nosso trabalho é importante ficar atentos desde o momento da pré-impressão, para evitar “surpresas de última hora” no momento da finalização.
- Todo o trabalho grampeado, ou que tenha caderno com mais de 8 páginas em papel acima de 150 g/m², deve ter uma compesação de dentro (página central) para fora (até a capa), considerando-se a espessura do trabalho. O ideal é que se faça um boneco no formato e no papel em que vamos imprimir o trabalho, para definir com precisão as compesações.
- Todos os cadernos com lombada quadrada, sem costura, com fresa e colagem “hot melt”, deverão ter no centro das lâminas uma abertura de 6 mm, que após dobrados terão 3 mm para serem fresados. Esse espaço deverá ser considerado no imposicionamento da montagem. Caso sejam fornecidos filmes pelo cliente sem este desconto, o mesmo deverá ser cortado ao meio, e uma nova montagem deve ser feita com esta abertura.
- Trabalhos que tenham impressão de verniz UV ou tinta e vão ser colados, deverão ter reserva para a colagem. Exemplo: capas de livros, abas de caixas, envelopes, pastas, embalagens etc…
- As provas tiradas em Cromalim ou provas digitais (Kodak Approval) são indicadas e muito utilizadas para o acompanhamento de impressões, porém é preciso saber que quando trabalhamos com papéis sem brilho o resultado em máquina fica diferente da prova, devido a absorção da luz e pouca reflectância deste tipo de suporte, alterando a cor. Para este caso ou papéis especiais, recomanda-se que seja tirada uma prova de prelo no próprio papel.
- Quando o trabalho exigir um tratamento especial na impressão e/ou no acabamento, é importante que haja uma troca de informações entre o cliente e a gráfica, antes do início do trabalho, para que se possa utilizar todos os recursos disponíveis, e ocorra um planejamento elaborado no departamento de engenharia da gráfica.
- Nos trabalhos com lombada quadrada (revistas, relatórios, catálogos, livros, etc.), que tenham limite de impressão, centralização na lombada ou na frente da capa, deve-se fazer o imposicionamento somente após ter um boneco feito no mesmo papel que será executado o trabalho e no formato de referência, usando-se algumas folhas já impressas no miolo, para um cálculo mais preciso do tamanho da lombada e outras medidas.
- Para áreas grandes pretas (acima de 10×10 cm), sempre utilize um preto calçado: (Preto) K 100% + (Cyan) C 40%.
- Quando enviar o trabalho para a gráfica, certifique-se de que as pessoas envolvidas com a execução do trabalho (recepção, vendedor, ou ordem de serviço) tenham o seu telefone (celular, residencial, comercial etc…) para uma eventual emergência.
Fonte: Pancrom – Escola de Tecnologia Gráfica
Oi Ariane,
Eu também estou a acabar o meu curso de Designer Gráfico e estou a realizar o meu projecto de final de curso.
Se possivel agradecia se me podesses dar uma ajuda.
Já te adicionei no msn.
Obrigada.
danielf.acorreia@clix.pt
ola, Ariane
sou encarregado de produçâo na yangraf e adorei sua página. Obrigado.
mando meu Email da gráfica em particular.
gilson.al@uol.com.br